Roteirista premiado, Rafael começou sua carreira em 1997 como músico e produtor cultural. Realizou 8 mil apresentações artísticas para três milhões de pessoas. Foi curador do CCBB e do Circuito Cultural Banco do Brasil. Produziu, escreveu e dirigiu publicidade, live marketing e branded content para grandes marcas. Desde 2015, especializou-se como roteirista.
É roteirista dos longa-metragens Jardim dos Girassóis (com Rodrigo Lombardi e Fernanda Vasconcelos) para a Downtown Filmes; O Inferno de Cada Um e Perrengue! para a Imagem Filmes; A Casa da Rua 7 (com Jonas Bloch e Renato Góes) para a Califórnia Filmes; Rainha de Espadas (direção do vencedor do Emmy Rogério Gomes); Gaiola de Vidro, produção independente; e das co-produções Brasil X EUA Blackbirder e Green Castle (esta última com direção do vencedor do Oscar Kieth Merril).
A Casa da Rua 7 será a estreia de Rafael na direção de longa-metragem, seguida pelo filme Gaiola de Vidro. Dirigiu o curta documental Histórias do Lixo para a Ambev e o curta de ficção Dois Barcos, com Rainer Cadete, Rocco Pitanga e Paula Jubé. É produtor associado do longa Anastácia, co-produção Brasil X EUA. É co-produtor dos longas Meu Crush Perfeito e A Casa da Rua 7 com a Califórnia Filmes, Rainha de Espadas e O Rei da Feira e Perrengue! com a Imagem Filmes.
Rafael tem seis séries originais com opção assinada com produtoras. É Roteirista-Chefe do programa Quem Quer Ser Um Milionário?, no Domingão com Huck, para a Globo e a Sony. É Vencedor do Guiões, principal concurso de roteiro em língua portuguesa do mundo. É Vencedor dos concursos de roteiro do Canada International Film Festival e do Amsterdam Film Festival, Award Winner no Hollywood Screenplay Contest, Finalista no HCF Pitchfest e Semifinalista no prestigiado The Finish Line Script Competition.
Criador disruptivo, Rafael destacou-se na concepção de projetos inovadores de live marketing e publicidade. Profundo conhecedor do público jovem, criou as três ações de maior recall da história do evento Campus Party Brasil. A ação #toderoupão para o Banco do Brasil, em 2011, mesclou ativação promocional, gifting e uma flashmob para mais de 3.000 pessoas que parou o Ibirapuera e viralizou nas redes. No ano seguinte, repetiu a receita para o SEBRAE, criando o reality show web e a ação promocional Like a Boss, que mais uma vez reuniu uma flashmob com mais de 4.000 pessoas com adesão de influentes personalidades públicas do mundo nerd, como Maddog Hall, criador do Linux. A ação foi trending topic no Twitter quando este tipo de posição não podia ser comprada com impulsionamento. Em 2013 e 2014 criou a ação #BBSeguroSalva, que foi realizada em diversas cidades e mais uma vez obteve trending topic no Twitter.
Rafael criou, dirigiu e/ou produziu publicidade, live marketing e branded content para marcas como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobras, Ambev, Alphaville, SEBRAE, Mapfre Seguros, MAG Seguros, Walmart, SERPRO, Baidu e outras. O reality show Like a Boss pode ser considerado pioneiro em branded content com grande repercussão nacional.
Em 2017 e 2018, Rafael criou e produziu a maior ação promocional de captação de alunos do Brasil, o projeto #VivaEstácio, que circulou 11 cidades e atingiu 200 mil pessoas, com grande destaque na mídia local.