São Horas de Já tem a sua génese num encontro entre Alice e o Chapeleiro Louco, no capítulo VII, “Chá dos Loucos”, de Alice no País das Maravilhas., de Lewis Carroll.
Perdida em busca de Lá do Jardim, Alice encontra-se com um ser misterioso – Chapeleiro Louco – que parece completamente dominado por um jogo que é lançado de tempo a tempo por uma lebre mecânica.
Este jogo faz parte de uma sentença dada a Chapeleiro por ter batido o tempo, fiel súbdito da Rainha de Copas.
Na companhia de Alice e do Chapeleiro, e através destes jogos propostos pela Lebre, entramos num turbilhão de estórias, jogos e canções, onde podemos interiorizar o fantástico universo do País das Maravilhas e questionar a linguagem, a identidade e o tempo nesta nossa realidade.
Este espectáculo é seguido de uma conversa guiada com o público – a que chamamos café filosófico -, onde questionamos a normativa imposta pela sociedade através de premissas do presentes no texto de Lewis Carroll.