Sara Belo

Sara Belo é actriz, cantora, professora de voz  e experimentalista vocal.
 
Obteve o Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela Universidade de Lisboa em Março de 2020 com a tese A Voz como impulsionador da Criação Cénica – A Pré-voz como alicerce de um Teatro Vocal aprovada com distinção e louvor por unanimidade. Obteve o título de Especialista em Voz da área Artes/Teatro/Voz, com louvor do júri, atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa em 2014. Concluiu o Mestrado em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa em 2008 com a nota máxima. É professora de Voz na E.S.T.C. desde 2004, onde obteve a sua licenciatura no Curso de Actores/Encenadores em 2001. Fez os seus estudos em Canto lírico, durante 6 anos, no Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional na classe do Prof. José Carlos Xavier, até ao ano 2000.
 
Trabalhou com os encenadores João Brites (O Bando), João Mota (Comuna), Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), Carlos Pessoa (Garagem) e tem colaborado frequente com os compositores Jorge Salgueiro, (óperas/espectáculos tais como: Quixote, Saga, Salto, Quarentena, Almenara) e com Daniel Schvetz com quem gravou um CD Canção de Vidro lançado em Bruxelas em 2017. Como experimentalista vocal realizou diversos trabalhos nomeadamente no duo aCorda (prémio Jovens Criadores 2008 – CPAI) e a sua primeira criação em 2014 — MAGMA, solo vocal — no Teatro Meridional. Em 2022, foi Beatriz no último espectáculo a partir da trilogia de Dante, Paraíso, estreada no T. N. D. Maria II.  Ultimamente integrou o elenco de Orpheu  e de Diónysos com texto original de Hélia Correia, dirigida por Pedro Ramos e lançou o CD Voz Nua. Em televisão participou em Paraíso Filmes, Programa da Maria, Morangos com Açúcar, Liberdade 21, Dancin’Days, A Única Mulher, Ouro Verde, Paixão, Sul e Alma e Coração. 

Sara Belo

Sara Belo é actriz, cantora, professora de voz  e experimentalista vocal.
 
Obteve o Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento pela Universidade de Lisboa em Março de 2020 com a tese A Voz como impulsionador da Criação Cénica – A Pré-voz como alicerce de um Teatro Vocal aprovada com distinção e louvor por unanimidade. Obteve o título de Especialista em Voz da área Artes/Teatro/Voz, com louvor do júri, atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa em 2014. Concluiu o Mestrado em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa em 2008 com a nota máxima. É professora de Voz na E.S.T.C. desde 2004, onde obteve a sua licenciatura no Curso de Actores/Encenadores em 2001. Fez os seus estudos em Canto lírico, durante 6 anos, no Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional na classe do Prof. José Carlos Xavier, até ao ano 2000.
 
Trabalhou com os encenadores João Brites (O Bando), João Mota (Comuna), Jorge Silva Melo (Artistas Unidos), Carlos Pessoa (Garagem) e tem colaborado frequente com os compositores Jorge Salgueiro, (óperas/espectáculos tais como: Quixote, Saga, Salto, Quarentena, Almenara) e com Daniel Schvetz com quem gravou um CD Canção de Vidro lançado em Bruxelas em 2017. Como experimentalista vocal realizou diversos trabalhos nomeadamente no duo aCorda (prémio Jovens Criadores 2008 – CPAI) e a sua primeira criação em 2014 — MAGMA, solo vocal — no Teatro Meridional. Em 2022, foi Beatriz no último espectáculo a partir da trilogia de Dante, Paraíso, estreada no T. N. D. Maria II.  Ultimamente integrou o elenco de Orpheu  e de Diónysos com texto original de Hélia Correia, dirigida por Pedro Ramos e lançou o CD Voz Nua. Em televisão participou em Paraíso Filmes, Programa da Maria, Morangos com Açúcar, Liberdade 21, Dancin’Days, A Única Mulher, Ouro Verde, Paixão, Sul e Alma e Coração.